Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo

O Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo – Governador André Franco Montoro

(IATA: GRU, ICAO: SBGR), conhecido popularmente como Aeroporto de Cumbica, é o principal e o mais movimentado aeroporto do Brasil, localizado no estado de São Paulo, na cidade de Guarulhos, no distrito de Cumbica, distante 25 quilômetros do centro de São Paulo, principal metrópole que o aeroporto serve.

 

Sendo um dos principais hubs da América do Sul, é o terminal mais movimentado de toda a América Latina, em relação ao transporte de passageiros.
Já se tratando do movimento de aeronaves, perde apenas para o Aeroporto Internacional da Cidade do México, localizado na cidade homônima. 
No ranking mundial, o aeroporto ocupa a 45ª posição entre os aeroportos mais movimentados de todo o planeta. Em 2008, era o terceiro maior terminal do mundo em número de vôos atrasados, apenas 41% do voos saiam no horário, segundo pesquisa realizada pela revista Forbes em janeiro de 2008.
Com uma área de 14 km², dos quais 5 km² é área urbanizada, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio.
A Rodovia Helio Smidt se estende por parte do perímetro do aeroporto, tendo ligação com as rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Ayrton Senna (SP-70).
Toda estrutura para passageiros é dividida em três terminais (TPS1, TPS2 e TPS4) com 260 balcões de check-in, onde as atividades operacionais funcionam 24 horas por dia. Operam 40 companhias aéreas nacionais e internacionais, voando para 23 países em mais de 100 cidades do Brasil e do mundo.
Em 28 de novembro de 2001 uma lei federal alterou a denominação do aeroporto em homenagem ao ex-governador do estado de São Paulo, André Franco Montoro, falecido em 1999.
No entanto, o nome oficial não é habitualmente usado pela população, que resiste e prefere se referir a ele como Aeroporto de Guarulhos ou simplesmente Cumbica.
O terminal foi concedido a iniciativa privada em 6 de fevereiro de 2012, para o consórcio Invepar/Airports Company South Africa (ACSA) durante o período de 20 anos, pelo valor 16,2 bilhões de reais.
Em 16 de novembro do mesmo ano, a concessionária passou a utilizar a marca GRU Airport que irá conviver com o nome oficial, além das denominações informais.

A História do aeroporto de Guarulhos

Antecedentes


O aeroporto durante o crepúsculo.
A história do aeroporto metropolitano de São Paulo, como era chamado na época, remete a 1947, quando o Aeroporto de Congonhas, erguido em meados da década de 1930, registrou um movimento surpreendentemente alto para sua capacidade operacional de passageiros e carga.
Para tanto, o então secretário de Viação e Obras Públicas do estado nomeia em 1951 uma comissão a fim levantar as possíveis áreas capazes de receber um aeroporto. São identificadas e catalogadas 23 e a escolha recaiu sobre o antigo distrito de Santo Ângelo, atual Jundiapeba, na cidade de Mogi das Cruzes, mas nada de fato foi realizado.
A partir da década de 1960 políticas voltadas à industrialização do país, promovidas pelo presidente Juscelino Kubitschek, forçavam o processo de criação de uma infra-estrutura aeroportuária que motivasse a implantação de empresas nacionais e multinacionais, condições ideais ao desenvolvimento econômico naquele período.

Nascer do Sol no Aeroporto
O surgimento de aviões de grande porte que exigiam mais comprimento de pista como o Boeing 707, considerado pioneiro na aviação comercial a jato, motivou várias reformas no antigo Campo de Aviação de Viracopos, em Campinas, transformando-o em 1960 no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas com 3240 metros de pista. 
Limitadas ficaram as pistas de Congonhas, capazes apenas de receber vôos domésticos e alguns poucos internacionais procedentes da América do Sul.
Diante dos desafios do crescimento nacional o Ministério da Aeronáutica em 6 de junho de 1967 promove através de uma portaria a criação da Comissão Coordenadora do Projeto Aeroporto Internacional (CCPAI), presidida pelo tenente-brigadeiro e futuro ministro da Aeronáutica Joelmir Campos de Araripe Macedo.
Esta comissão tinha por finalidade conceber as diretrizes de implantação de uma nova infra-estrutura aeroportuária, já que a aviação comercial a jato impunha transformações que não poderiam ser resolvidas com simples adaptações. A CCPAI confiou os estudos à empresa brasileira Hidroservice, consorciada às canadenses Acres e Parkin. 
Entre as várias conclusões deste estudo, destacou-se que o Rio de Janeiro teria um potencial de tráfego de passageiros de fato maior em relação a São Paulo, devido à metrópole oferecer melhores condições econômicas de operação das aeronaves. Na época, as duas cidades sozinhas concentravam 55% do tráfego aéreo doméstico e 90% do tráfego internacional do país. Diante disso, ficou claro que era importante a construção de dois aeroportos internacionais em ambas as cidades e o Rio de Janeiro sediaria o principal complexo aeroportuário internacional do Brasil. Porém, com o passar dos anos, vislumbrou-se que tal visão era equivocada, mas sim São Paulo acabou recebendo o maior complexo, devido sua importância estratégica.

Vista panorâmica do aeroporto.
Dos locais estudados, a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro e a Base Aérea de São Paulo eram os que ofereciam o melhor conjunto de vantagens, pois naquele período para o Governo Militar era mais adequado aliar os interesses da aviação comercial e militar. 
O novo Aeroporto de São Paulo/Guarulhos deveria ser, portanto, implantado o mais breve possível, a fim de possibilitar o pleno desenvolvimento econômico-operacional do principal aeroporto internacional do Brasil.
Embora o estudo reconhecesse que o aeroporto de Campinas possuía excelentes condições meteorológicas e topográficas, não se podia desconsiderar a distância de 95 km de São Paulo, o que representava uma séria restrição ao conforto dos usuários e a agravante crise do petróleo na época. 
A viagem de ônibus ou de carro levaria em torno de 2 horas, enquanto que para Cumbica levaria 30 minutos. 
Também foram realizados estudos de viabilidade para a construção de uma ferrovia para trens de alta velocidade, porém o investimento na época se demonstrou inviável, pois não haveria densidade de tráfego suficiente para justificá-lo. Tal perspectiva mais tarde foi revista e o projeto do Expresso Bandeirantes está foi apresentado.

Impasses


Serra da Cantareira vista do alto da torre de controle do aeroporto.

As obras para construção do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro iniciaram-se após aprovação do estudo feito pela comissão e inaugurado em 20 de janeiro de 1977. 
Mas diferente do que ocorreu no Rio, em São Paulo o Ministério da Aeronáutica avaliou ser fundamental envolver o Governo do Estado. Em 4 de maio de 1976 o então governador Paulo Egídio Martins firma um acordo onde todas as etapas de implantação do novo aeroporto - da escolha do lugar à construção - o estado de São Paulo seria responsável. 
Também ficou acordado que as obras seriam financiadas pelo Ministério da Aeronáutica (55%) e Governo do Estado de São Paulo (45%). Mas desde a primeira etapa, a escolha do local onde seria erguido o aeroporto, o assunto mostrou-se polêmico.
Dessa vez, Campinas estava certa para abrigar o aeroporto, mas Paulo Egídio decide que era preciso re-examinar a escolha, pois ele considerava que a região estava urbanizada demais. Novos estudos e levantamentos realizados indicavam que a cidade de Ibiúna abrigava as condições ideais. Em 15 de setembro de 1975, Paulo Egídio assina um decreto declarando de utilidade pública para fins de desapropriação cerca de 60 km² de áreas de terra em Ibiúna.
Mas uma série de disputas envolvendo a escolha da região iniciaram-se, que só foram amenizadas em 7 de março de 1977, onde Paulo Egídio agora decretava que uma nova área de 60 km² situada em Caucaia do Alto, distrito da cidade de Cotia sediaria o aeroporto.
Isso foi o estopim para que protestos iniciassem. A Reserva Florestal do Morro Grande, em Caucaia, um dos últimos vestígios da Mata Atlântica, seria parcialmente desmatada. Surgiu a Comissão de Defesa do Patrimônio da Comunidade, reunindo quase setenta entidades preocupadas com o meio ambiente. O governo prometeu re-florestar a região, argumentou os benefícios do novo terminal, levantou fundos na França para a obra, mas ela não saiu do papel.

Interior do aeroporto.
O Governo Federal defendia a opção por Guarulhos, pois pesava o fato de o Ministério da Aeronáutica ter doado 10 km² de terras pertencentes a Base Aérea de São Paulo para construção do complexo aeroportuário, pois a escolha de qualquer outro lugar acarretaria grandes custos com desapropriações, colocando em risco a viabilidade do projeto.
Por outro lado, uma corrente defendia que era inviável a construção do aeroporto no sítio de Cumbica, devido aos constantes nevoeiros na região que já afetava as operações da Base Aérea. Tal fenômeno ocorre devido à proximidade com a Serra da Cantareira e de várias áreas alagadas pelo Rio Baquirivu-Guaçu.
A decisão da construção do novo aeroporto foi tomada no mandato do presidente Ernesto Geisel, mas a elaboração do projeto ficou para o próximo governo. Ao assumir o posto do antigo presidente, João Figueiredo - último presidente do regime militar - manteve o ministro da Aeronáutica, brigadeiro Délio Jardim de Matos, e colocou-o à frente da administração da obra.
Paulo Maluf, eleito então governador do estado naquele mesmo ano de 1979, junto com o presidente Figueiredo, inicia uma série de discussões com o ministro da Aeronáutica, onde defendia que São Paulo não teria condições financeiras de arcar com sua parte no projeto. No final, o acordo que tinha sido firmado anteriormente em 1976, não pode ser cumprido e a Aeronáutica arcou 92% dos recursos e o estado com o restante do investimento.
Na época, o prefeito de Guarulhos, Néfi Tales, reivindicada ao ministro da Aeronáutica um plebiscito entre os moradores da cidade. Era certo que os guarulhenses não queriam o novo Aeroporto Metropolitano em sua cidade, mas nada mais podia ser feito. De 23 de setembro de 1974 à 15 de dezembro de 1982, cinco decretos estaduais declaram de utilidade pública para desapropriação várias áreas para construção do aeroporto.
Em 28 de janeiro de 1983, um novo decreto autoriza a desapropriação de pouco mais de 44 mil metros quadrados em Nova Bonsucesso, na cidade de Guarulhos, para instalação de equipamentos de rádio navegação para pista 27 e em 7 de outubro do mesmo ano, outro decreto autoriza a desapropriação de pouco mais de 2 mil metros quadrados para instalação de equipamentos de rádio navegação para pista 09, na Vila Izabel, distrito de Tucuruvi, na cidade de São Paulo.

Projeto e plano diretor


Torre de controle do aeroporto.
Em 30 de maio de 1979, é criada pelo Ministério da Aeronáutica a Comissão Coordenadora do Projeto Sistema Aeroportuário da Área Terminal de São Paulo (COPASP).

Além da finalidade de organizar o planejamento do novo aeroporto e concretizar sua construção, esta comissão tinha o objetivo de estudar, projetar e construir um sistema aeroportuário que envolvesse toda Grande São Paulo, conforme já ocorria em outras metrópoles com intenso tráfego aéreo, como Nova Iorque, Paris, Londres e Washington. O sistema seria constituído pelos aeroportos de Congonhas, Viracopos, Campo de Marte e Santos. A COPASP desenvolvia estudos que enfocavam a demanda de transporte aéreo para a região, a subdivisão do tráfego pelos diferentes aeroportos que compõem a área, além de questões relativas a necessidade de desapropriação de áreas para implantação dos empreendimentos propostos.

O Plano Diretor do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos foi elaborado pela empresa IESA (Internacional de Engenharia S/A) entre agosto de 1980 e janeiro de 1981, sendo aprovado em 1983. O projeto foi concebido para que o aeroporto pudesse atender a demanda de vôos domésticos da Grande São Paulo, com exceção da Ponte Aérea Rio-São Paulo; de vôos internacionais procedentes da América do Sul; além de servir de alternativa ao Aeroporto de Viracopos.

Para receber a demanda prevista até o ano 1998, o aeroporto deveria ter no mínimo duas pistas paralelas e independentes, com distância não inferior a 1310 metros entre elas, permitido funcionarem simultaneamente, e um terminal de passageiros situado entre essas pistas, estrutura semelhante a hoje do Aeroporto Internacional de Brasília.

Mas devido às características do terreno e pelas dificuldades de uma futura ampliação, em função da necessidade de desapropriações em áreas povoadas, a alternativa selecionada combinava duas pistas paralelas e dependentes, ou seja, não poderiam operar simultaneamente, distanciadas 375 metros entre si, com 3000 metros e 3500 metros de comprimento, e uma terceira pista de 2025 m situada a norte das pistas, a 1375 metros da pista mais próxima. Esta configuração permitia esgotar a capacidade da área disponível, sem interferir com a operação da Base Aérea de São Paulo.

O aeroporto é um dos três únicos no Brasil que possui Sistema de Luzes de Aproximação Categoria 2.
As duas pistas mais longas seriam suficientes para atender a demanda até 1998, ficando a terceira pista como uma opção quando o movimento começasse a se aproximar do limite da capacidade destas duas pistas. Em função de seu afastamento, a terceira pista apresentaria características de total independência em relação às demais, possibilitando um aumento da capacidade anual de operação do aeroporto para 450 mil pousos e decolagens.
A proposta final consistia em quatro terminais de passageiros, interligados dois a dois e dispostos lado a lado. Segundo o Plano Diretor, na etapa inicial de construção, apenas dois terminais de passageiros seriam construídos (TPS1 e TPS2), um para atender apenas aos vôos domésticos e outro, simultaneamente, aos vôos domésticos e internacionais. No ano de 1998, quando os quatro terminais estivessem edificados, dois terminais e meio atenderiam aos vôos domésticos e um e meio aos internacionais, ficando claro que o aeroporto focaria a demanda de vôos domésticos.
Mas diante do aumento do movimento de passageiros e aeronaves acima do previsto, pois o aeroporto não tinha sido projetado para ser o principal do Brasil, um novo plano diretor foi desenvolvido pela empresa Engevix Engenharia. No plano original, os quatro terminais previstos estariam projetados para receber 7,5 milhões de passageiros por ano cada um. O novo projeto dimensionou os novos terminais 3 e 4 de maneira que eles pudessem movimentar doze milhões de passageiros cada.

Concessão a iniciativa privada


Na primeira semana de 2011, a recém eleita presidente Dilma Rousseff decidiu entregar a iniciativa privada a administração do aeroporto de Guarulhos, além dois outros terminais do país.12 A medida foi adotada para que Cumbica recebesse os investimentos necessários para adequar-se ao aumento da demanda durante o mundial de futebol de 2014, já que no modelo de administração estatal, vários entraves junto ao Tribunal de Contas da União e aliado a falta de recursos financeiros da Infraero, atrasavam os projetos de ampliação do terminal.
Em 21 de julho de 2011, Rousseff assina decreto incluindo o terminal de Guarulhos no Programa Nacional de Desestatização e delegando à Agência Nacional de Aviação Civil responsabilidade por executar e acompanhar o processo.
A assinatura do contrato de concessão ocorreu em 6 de fevereiro de 2012, para o consórcio Invepar/Airports Company South Africa (ACSA) durante o período de 20 anos, pelo valor 16,2 bilhões de reais.

Construção e ampliação


Placa de inauguração.
As obras para construção da primeira etapa do aeroporto, que consistia numa pista de pouso e decolagem com 3 mil metros de extensão e um terminal capaz de atender 7,5 milhões de passageiros por ano, foram iniciadas em 11 de agosto de 1980, quando foi dada a ordem de serviço. O consórcio ganhador da licitação oferecida pela COPASP foi formado pelas empresas Camargo Corrêa e Constran. O prazo de 600 dias úteis, ou seja, dois anos e meio, foi dado para conclusão das obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação de pistas, pátios, vias de acesso e de serviço, mobilizando uma verba de 4 trilhões, 602 milhões, 233 mil e 537 cruzeiros, ou cerca de 82,5 milhões de dólares na época.

Uma série de atrasos na obra contribuiu para que a primeira fase demorasse o dobro de tempo previsto para ser concluída, ou seja, 5 anos. Em agosto de 1984, quatro meses antes da inauguração, a Infraero abriu centenas vagas de empregos aos guarulhenses.

Às 10 horas do dia 20 de janeiro de 1985, manhã chuvosa, um Boeing 747-200 da Varig, procedente de Nova Iorque, cumprindo o vôo 861 pousou em Guarulhos, inaugurando oficialmente as operações do aeroporto e do primeiro terminal de passageiros. A bordo o ministro do Planejamento, Delfim Neto , representando o presidente João Figueiredo. Posteriormente pousaram um Airbus A300 da VASP e um Boeing 767-200 da Transbrasil, completando o primeiro dia de funcionamento do Aeroporto de Guarulhos. Na cerimônia de inauguração, além do ministro Delfim, estavam presentes o ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos, o governador do estado de São Paulo, André Franco Montoro e o prefeito de Guarulhos, Oswaldo de Carlos.

Hangar do Banco Safra, construído em 2007.
Nessa primeira fase, o novo complexo aeroportuário recebia apenas vôos internacionais, começando a receber vôos domésticos a partir de agosto do mesmo ano da inauguração.
A segunda pista foi inaugurada em 1989, com 3500 m, que mais tarde foi ampliada para 3700 m15 . O Terminal 2 foi construído em quatro etapas, a primeira concluída em dezembro de 1991 e a última em julho de 1993.
Ao longo dos anos, algumas reformas foram realizadas como a ampliação das salas de embarque dos terminais 1 e 2, elevando a capacidade de processamento de passageiros anual de cada terminal de 7,5 milhões para 8,25 milhões, consequentemente aumentando o número de posições de estacionamento de aeronaves e pontes de embarque. A construção de uma conexão entre os terminais 1 e 2, exclusiva para passageiros em conexão entre vôos domésticos e internacionais, também foi feita.
Atualmente estão sendo realizadas obras de adequação, ampliação e revitalização do sistema de pátios e pistas, recuperação e revitalização do sistema de macrodrenagem, implantação do sistema separador de água/óleo e revitalização do sistema viário, tudo com previsão de conclusão para setembro de 2009.
Nessa obra, destaca-se a reforma numa das pistas do aeroporto e construção de um pátio remoto que vai ampliar os atuais 100 boxes de estacionamento para 122.

Torre de controle


Visão interna da Torre de controle do aeroporto, a quarta mais moderna do mundo.
A atual torre de controle do aeroporto sofreu uma severa reforma que foi concluída em 2004. Durante o período que compreenderam as melhorias, o controle de tráfego aéreo do aeroporto foi transferido para uma sala no último andar do prédio administrativo do aeroporto, sendo construída uma torre provisória na laje, no anexo do Terminal 1 e 2, fronte ao pátio de estacionamento de aeronaves H.
Entre as melhorias de infra-estrutura, como um segundo elevador de acesso ao alto da torre, todos os equipamentos de controle foram trocados por modernos sistemas digitais que tornaram dispensáveis o uso de papel ou qualquer outra ferramenta além de computadores. O controle de planos de vôos, comunicação, informes meteorológicos, iluminação de pistas e auxílios a navegação aérea, são realizadas diretamente em computadores com telas sensíveis ao toque.
Além de ser a quarta Torre de Controle de aeroporto mais moderna do mundo, é a mais moderna da América Latina, servindo de base para testes de equipamentos que serão instalados futuramente na modernização de aeroportos brasileiros.

Terceira pista

Era prevista uma terceira pista comprimento de 1800 metros, que operaria a partir de 1998, em uma área que possibilitaria uma eventual futura ampliação de 200 metros para cada lado. A princípio, este comprimento parece pequeno quando comparado às demais pistas, mas deve ser ressaltado que a terceira pista seria utilizada preferencialmente para pousos, que requerem um comprimento de pista menor do que as decolagens, e para aeronaves de porte pequeno e médio. Em junho de 2001, o Conselho de Administração da Infraero aprovou o projeto da terceira pista, mas a sua construção ainda continuava sem previsão de início.
Segundo levantamentos, a construção atingiria 5,5 mil famílias nos bairros guarulhenses de Jardim dos Eucaliptos/Malvinas, Jardim Novo Portugal, Cidade Seródio, Haroldo Veloso, Jardim Santa Lídia, Jardim Marilena e Jardim Planalto. As obras não faziam parte do Programa de Aceleração do Crescimento e, portanto, deveriam vir de recursos próprios da estatal que administra os aeroportos brasileiros.
Após o acidente com voo TAM 3054, em 17 de julho de 2007, parte dos voos do Aeroporto de Congonhas foi transferida para Guarulhos, o que o tornou o mais movimentado do Brasil e a discussão para construção da terceira pista foi reacesa. A Infraero definiu que até o final do mês de setembro de 2007 teria uma definição se construiria a pista ou não. Só em 21 de janeiro de 2008, o Ministério da Defesa comunicou que desistiu da obra alegrando ser tecnicamente inviável.

Terminal 3


Área remota central que será transformada em Terminal de Cargas com a construção do Terminal 3 (TPS3).
Com capacidade prevista inicialmente para 7,5 milhões de passageiros por ano, o Terminal 3 estava agendado para entrar em operação em 1998. Nesse meio tempo, um novo Plano Diretor do aeroporto foi elaborado, que redimensionou a capacidade do TPS3 para 12 milhões de passageiros ao ano. Com construção dividida em quatro fases, o terceiro terminal terá 165 mil metros quadrados, 192 balcões de check-in e 22 pontes de embarque. As obras incluem ainda a construção de um pátio que comportará 33 aeronaves, um edifício-garagem para 4,5 mil veículos e remodelação do sistema viário interno.
Em julho de 2001, o Conselho de Administração da Infraero, na gestão de Fernando Perroni, aprovou o projeto da construção do novo terminal. Em novembro do mesmo ano, o governador Geraldo Alckmin assinou um convênio para o repasse das verbas de desapropriação numa área de 1,4 km² no entorno do aeroporto. Na época, a previsão total de conclusão das obras era para 2008, mas em 2005 estimava-se que metade do novo terminal já estivesse em operação. As obras deveriam começar no início do ano de 2002.
Em 16 de janeiro de 2002, um decreto declarou de utilidade pública para fins de desapropriação uma área de 995,9 mil m², numa redução de pouco mais de 400 mil m² em relação as perspectivas anteriores. A medida de desapropriação foi necessária, pois parte da área que foi reservada para ampliação foi povoada por ocupações regulares e irregulares. A previsão era que em 4 meses os moradores seriam retirados e indenizados.

Heliporto que será demolido para construção do novo Terminal de Passageiros 3 (TPS3).
Até 2003, o edital de licitação ainda não tinha sido anunciado. A Infraero informava que até 10 de abril de 2003 seria o prazo para sua publicação. Até então, a obra estava orçada em 321 milhões de reais. Finalmente em 30 de setembro de 2003 o edital sai, mas agora com custo estimado de 936 milhões de reais. O documento informava que os consórcios concorrentes para o projeto somente poderiam ser formados por duas empresas, com a obrigatoriedade de terem suas sedes instaladas no país. Estimava-se agora que a obra inicia-se em 2004 e seria concluída em 2009.
Na manhã de 10 de janeiro de 2005, em audiência com Geraldo Alckmin, o então presidente da Infraero, Carlos Wilson, informou que a estatal condicionará a ampliação de Cumbica à construção de uma ligação férrea até aeroporto, pois somente o acesso por meio rodoviário existente, não teria condição de atender a nova demanda de passageiros. O projeto do Expresso Aeroporto foi então iniciado.

Área onde serão construído o Terminais 3. Ao fundo, construção abandonada de um hangar da VASP.
Um ano se passa, e o valor total da obra pula para 1,126 bilhão de reais. Uma análise feita pelo Tribunal de Contas da União em 4 de janeiro de 2006 apontou que os preços de serviços e equipamentos estavam excessivamente elevados. Uma revisão orçamentária foi realizada e apontou uma redução total de 131,8 milhões de reais nos gastos. O TCU determinou a suspensão da licitação e a Infraero publicou um aviso de adiamento em 8 de março de 2006, sem data prevista para sua retomada.
Em 6 de junho de 2006, o decreto de 2002 teve de ser republicado pelo governador Cláudio Lembo para não perder a validade. Em setembro, o Tribunal de Contas da União autorizou a retomada do processo de licitação, mediante a revisão dos valores. A Infraero pretende relançar o edital em meados de 2007 , mas ainda não dispõe de licença ambiental para o início das obras.
Em 12 de junho de 2007, um novo decreto assinado pelo governador José Serra redefiniu as áreas de desapropriação para construção do TPS3.
A obra fazendo parte do Programa de Aceleração do Crescimento, é a mais cara do orçamento para investimento na mordenização dos 20 principais aeroportos brasileiros. A última previsão é que estaria pronto em 2010 e entraria em plena capacidade em 2015.

Terminal 4

De acordo com o primeiro Plano Diretor, este terminal já deveria estar operando junto com o Terminal 3 em 1998 e teria capacidade de processamento de 7,5 milhões de passageiros/ano. Mas com a elaboração do novo projeto de ampliação, essa unidade do complexo aeroportuário foi dimensionada para atender 12 milhões de passageiros por ano, ou seja, teria as mesmas características do Terminal 3. A inauguração foi prevista para 2020, com funcionamento em plena capacidade apenas para 2025.
Mas com os constantes atrasos nas licitações e proximidade da Copa do Mundo FIFA de 2014, a INFRAERO promoveu de forma emergencial a readequação do antigo terminal da Vasp a fim de transformá-lo em terminal de passageiros. A obra foi entregue em 21 de janeiro de 2012, com o início das operações ocorrendo em fevereiro de 2012.
Para aproveitar a estrutura do local, foi instalada na área de embarque 34 balcões de check in, dez portões de embarque e seis portões de checagem de segurança com equipamentos de raio X, além de esteiras de bagagem. A área de desembarque tem três posições para entrega de bagagens. O terminal foi equipado com cinco elevadores e dois estacionamentos, com capacidade para 600 veículos.
O Terminal 4, que tem capacidade de receber mais de 5,5 milhões de passageiros por ano, foi inicialmente anunciado como uma estrutura provisória que viria a ser retirada após a conclusão da construção do terminal 3. No entando, devido à explosiva escalada na demanda do aeroporto, na abertura do terminal ao público, o governo acabou por definir a nova estrutura como sendo permanente.

Terminal satélite

Este terminal, que pode ser considerado apenas uma sala de embarque, foi incorporado ao plano de desenvolvimento do novo plano diretor. Semelhante ao existente no Aeroporto Internacional de Brasília, terá capacidade para até 10 aeronaves de grande porte, que ficarão estacionadas ao redor da edificação, isolada dos terminais principais. O acesso pelos passageiros será feito por meio terrestre, através de ônibus ou um conector subterrâneo.
O local onde será erguido – frente à aérea remota lateral – atualmente serve de canteiro para taxiways. Provavelmente sua construção deverá ser concluída antes do Terminal 3.

Airbus A380


Pouso do A380 no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
O primeiro pouso, no Brasil, de um Airbus A380 (maior aeronave comercial de transporte de passageiros do mundo) ocorreu em Guarulhos. A aeronave prefixo F-WWJB tocou o solo às 11h31, do dia 11 de dezembro de 2007, para um vôo de demonstração.
Já a segundo visita, ocorreu no dia 22 de março de 2012, tocando o solo às 00h02. A aeronave de prefixo F-WWDD veio para um evento promocional da Airbus.
Em setembro de 2011, a Infraero autorizou a Emirates Airlines a operá-lo no Internacional de São Paulo após um pedido formal da empresa para isso.
Na época, técnicos fizeram inspeções na pista para verificar se ela poderia atender com segurança a aeronave e a única restrição foi que, devido ao tamanho da pista, há necessidade de se desligar a turbina externa do superjumbo no momento do pouso.
Para o pouso ser realizado com tranquilidade, a restrição é de que a turbina do lado externo seja desligada na hora do pouso para evitar que haja sucção de algum material, diz a Infraero.
Autoridades aeronáuticas europeias certificaram operações do A380 em pistas E ao redor do mundo desde que obedecido este procedimento, que não interferiria na quantidade de carga ou de passageiros transportados.
Com duas turbinas de cada lado e com envergadura de quase 80 metros, o Airbus A380 deveria operar em pistas de categoria F pelos padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), 60 metros de largura e outros 7,5 metros de escape em cada lado (até 80 metros de envergadura). Estas pistas existem em poucos lugares do mundo, em especial no Oriente Médio. Já as pistas brasileiras, como as de Cumbica, são de categorias E, com 45 metros de largura e mais 7,5 metros de acostamento em cada lateral (até 65 m de envergadura).
A Emirates queria descer com o A380 no Internacional de São Paulo às 18h e decolar às 2h, um horário não compatível com o grande volume de voos no aeródromo. A contraproposta da Infraero foi para o superjumbo pousar uma hora mais tarde do previsto.
As negociações se arrastaram e a previsão da empresa iniciar os voos com o A380, estimada para março de 2012, foi adiada para o segundo semestre deste ano, conforme a Infraero.
E haverá também 1 shopping com 100 lojas em uma área de 32.000 m², 1 teatro para 65.140.560 lugares.

Estatísticas

Ano Movimento (Passageiros) Doméstico Internacional
2003 11.581.034Aumento 4.652.676Aumento 6.928.358Aumento
2004 12.940.193Aumento 5.583.877Aumento 7.356.316Aumento
2005 15.834.797Aumento 7.257.196Aumento 8.577.601Aumento
2006 15.759.181Baixa 7.548.583Aumento 8.210.598Baixa
2007 18.795.596Aumento 10.346.742Aumento 8.448.854Aumento
2008 20.400.304Aumento 11.554.548Aumento 8.845.756Aumento
2009 21.727.649Aumento 13.268.119Aumento 8.459.530Baixa
2010 26.774.546Aumento 16.413.457Aumento 10.361.089Aumento
2011 30.003.428Aumento 18.647.834Aumento 11.355.594Aumento
2012 32.177.594Aumento 20.851.156Aumento 11.326.438Baixa
Passageiros transportados saindo de São Paulo/Guarulhos34
Rank Cidade destino 2010 2009 2008 2007
1 Bahia Salvador, BA 918.350Aumento 755.658Aumento 677.006Aumento 624.426
2 Pernambuco Recife, PE 780.970Aumento 698.613Aumento 585.950Aumento 409.943
3 Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS 717.896Aumento 634.100Aumento 514.043Aumento 390.387
4 Distrito Federal (Brasil) Brasília, DF 592.162Aumento 440.918Aumento 368.387Aumento 279.017
5 Ceará Fortaleza, CE 556.511Aumento 445.341Aumento 377.356Aumento 359.028
6 Paraná Curitiba, PR 521.415Aumento 371.019Aumento 286.371Aumento 252.773
7 Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ (GIG) 491.861Aumento 474.412Aumento 393.987Aumento 384.930
8 Minas Gerais Belo Horizonte, MG (CNF) 408.914Aumento 295.602Aumento 257.416Aumento 245.069
9 Rio Grande do Norte Natal, RN 331.567Aumento 275.766Aumento 223.792Aumento 181.265
10 Santa Catarina Florianópolis, SC 285.937Aumento 231.920Aumento 214.525Aumento 171.517
11 Amazonas Manaus, AM 269.485Aumento 248.920Aumento 224.596Baixa 232.880
12 Alagoas Maceió, AL 234.033Aumento 210.094Aumento 193.695Aumento 174.349
13 Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ (SDU) 224.479Aumento 96.618Aumento 1.802Baixa 13.152
14 Paraná Foz do Iguaçu, PR 202.332Aumento 160.466Aumento 158.700Aumento 119.524
15 Bahia Porto Seguro, BA 185.355Aumento 163.226Aumento 137.756Aumento 90.305
16 Goiás Goiânia, GO 167.344Aumento 152.827Baixa 159.146Aumento 88.385
17 Mato Grosso Cuiabá, MT 161.462Aumento 146.013Aumento 132.818Aumento 116.297
18 Pará Belém, PA 145.509Aumento 98.986Aumento 61.322Aumento 30.790
19 Paraíba João Pessoa, PB 130.793Aumento 85.402Aumento 30.111Baixa 33.350
20 Espírito Santo (estado) Vitória, ES 130.048Baixa 133.345Aumento 120.838Aumento 91.898
21 Mato Grosso do Sul Campo Grande, MS 119.135Aumento 85.086Baixa 95.555Aumento 69.581
Chegadas de turistas em São Paulo/Guarulhos, por via aérea, segundo países de residência permanente35
Rank País 2011 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003
1 Estados Unidos Estados Unidos 348.153 Baixa 377.934 Aumento 346.376 Baixa 410.842 Baixa 479.242 Baixa 494.542 Baixa 547.118 Aumento 477.183 Aumento 461.121
2 Argentina Argentina 268.556 Aumento 231.134 Aumento 190.730 Baixa 203.302 Baixa 232.137 Aumento 218.187 Baixa 248.004 Aumento 238.112 Baixa 240.333
3 Alemanha Alemanha 127.139 Aumento 110.886 Baixa 112.943 Baixa 156.800 Baixa 163.079 Baixa 169.521 Baixa 179.231 Aumento 176.334 Baixa 181.317
4 Espanha Espanha 95.288 Aumento 75.773 Aumento 71.802 Baixa 82.677 Baixa 90.287 Baixa 97.592 Baixa 101.808 Aumento 87.185 Aumento 72.830
5 Itália Itália 87.385 Baixa 98.941 Baixa 103.883 Baixa 122.733 Baixa 127.739 Baixa 143.960 Baixa 166.963 Aumento 154.761 Aumento 125.334
6 Chile Chile 86.126 Baixa 95.701 Aumento 68.091 Baixa 108.844 Baixa 142.322 Aumento 90.777 Aumento 59.010 Aumento 50.956 Aumento 49.531
7 França França 82.416 Aumento 76.693 Aumento 75.399 Baixa 97.608 Baixa 139.704 Baixa 148.534 Baixa 166.679 Aumento 147.511 Aumento 141.948
8 Portugal Portugal 68.614 Baixa 72.719 Aumento 63.942 Baixa 75.315 Baixa 112.107 Baixa 116.652 Baixa 134.538 Aumento 124.035 Aumento 90.591
9 Inglaterra Inglaterra 65.391 Baixa 77.327 Baixa 77.930 Baixa 89.852 Baixa 94.047 Aumento 89.521 Baixa 98.442 Aumento 85.763 Aumento 80.866
10 Colômbia Colômbia 59.144 Baixa 59.597 Aumento 51.196 Baixa 74.058 Aumento 24.947 Baixa 35.265 Aumento 30.497 Aumento 26.410 Aumento 24.233
11 México México 48.131 Baixa 53.772 Aumento 52.445 Baixa 63.712 Aumento 45.015 Baixa 51.025 Baixa 51.590 Aumento 45.272 Aumento 38.427
12 Peru Peru 47.603 Aumento 46.166 Aumento 38.078 Baixa 60.389 Baixa 66.478 Aumento 42.475 Aumento 37.209 Aumento 34.554 Aumento 25.135
13 Canadá Canadá 47.338 Aumento 41.889 Aumento 39.838 Baixa 42.557 Baixa 43.147 Aumento 41.382 Baixa 46.532 Aumento 39.892 Baixa 41.084
14 Uruguai Uruguai 45.791 Aumento 38.359 Aumento 33.443 Aumento 30.001 Aumento 21.413 Baixa 30.685 Baixa 32.160 Aumento 25.867 Baixa 31.234
15 Japão Japão 43.484 Aumento 41.302 Baixa 45.622 Baixa 61.073 Aumento 43.672 Baixa 54.811 Aumento 49.094 Aumento 42.906 Aumento 38.175
16 Bolívia Bolívia 43.897 Aumento 38.180 Aumento 28.162 Baixa 40.795 Aumento 15.296 Baixa 21.024 Baixa 28.852 Aumento 26.085 Aumento 22.212
17 República Popular da China China 43.101 Aumento 28.913 Aumento 18.987 Baixa 31.715 Aumento 13.011 Baixa 18.206 Aumento 12.270 Aumento 10.735 Aumento 7.187
18 Coreia do Sul Coreia do Sul 34.798 Aumento 21.596 Aumento 15.651 Baixa 33.920 Aumento 31.278 Aumento 23.909 Aumento 21.365 Aumento 18.628 Aumento 17.340
19 Países Baixos Holanda 34.408 Baixa 38.161 Aumento 35.055 Baixa 40.781 Baixa 43.623 Baixa 49.327 Baixa 68.418 Aumento 61.335 Aumento 47.942
20 Venezuela Venezuela 32.804 Baixa 35.080 Aumento 32.408 Baixa 44.427 Aumento 30.184 Aumento 26.870 Aumento 23.013 Aumento 19.631 Baixa 19.857
21 Suíça Suíça 29.221 Baixa 36.343 Baixa 37.784 Aumento 32.214 Baixa 41.334 Baixa 54.623 Baixa 55.090 Aumento 49.499 Aumento 43.621
22 Paraguai Paraguai 28.442 Aumento 26.753 Baixa 28.022 Baixa 36.082 Aumento 30.354 Aumento 22.210 Baixa 29.099 Aumento 24.214 Baixa 27.895
23 Israel Israel 25.110 Aumento 22.838 Aumento 19.071 Aumento 18.250 Baixa 18.588 Aumento 11.976 Baixa 12.624 Aumento 11.037 Aumento 10.547
24 Angola Angola 24.250 Aumento 21.742 Aumento 16.975 Aumento 6.791 Aumento 5.377 Aumento 3.909 Baixa 8.405 Aumento 8.019 Aumento 4.316
25 África do Sul África do Sul 19.250 Aumento 17.669 Baixa 19.843 Baixa 25.490 Baixa 27.287 Aumento 25.008 Baixa 29.138 Aumento 26.171 Aumento 20.673
26 Suécia Suécia 18.917 Aumento 18.753 Aumento 16.618 Baixa 22.528 Aumento 19.108 Aumento 18.537 Aumento 17.038 Aumento 14.067 Baixa 16.799
Participação das companhias no mercado das operações de transporte de passageiros - 201036
Rank Companhias Porcentagem
1 Brasil TAM 41,2%
2 Brasil Gol / VRG 24,3%
3 Brasil Webjet 6%
4 Brasil Avianca 3,3%
5 Estados Unidos American Airlines 2,6%
6 Brasil Outras 22,5%
Movimento de Aeronaves37
Ano Nacionais Internacionais Total
2011 187.016 83.584 270.600

Empresas que já operaram no Aeroporto

Falidas

  • Brasil Cruzeiro (727-200/737-200/A300/DC-9) Incorporada a Varig
  • Brasil FLY (727-200) Faliu
  • Brasil BRA (737-300/737-400/767-200/767-300) Faliu
  • Brasil Air Vias (DC-8/727-200) Faliu
  • Brasil Transair (DC-10) Faliu
  • Brasil Transbrasil (727-100/737-300/737-400/767-200/767-300) Faliu
  • Brasil Vasp (727-200/737-200/737-300/737-400/A300/DC-10/MD-11) Faliu
  • Brasil Nacional (737-200/737-400) Faliu
  • Brasil TABA (727-200) Faliu
  • Brasil Viabrasil (727-200) faliu
  • Uruguai U Air (F-100) Faliu
  • Peru Aeroperú (727-200/757-200/DC-8/DC-10) Cancelou a escala
  • Bolívia Aerosur (737-200/737-300/737-400/757-200/767-200) Faliu
  • Bolívia Lloyd Aereo Boliviano - LAB (727-200/767-300/A310) Faliu
  • Chile Ladeco (727-200/737-200/737-300/757-200) Faliu
  • Paraguai LAP - Lineas Aereas paraguayas (707/DC-8/DC-10) Faliu
  • Venezuela VIASA (DC-10) Cancelou a escala e posteriormente faliu
  • México Mexicana (767-200/767-300) faliu
  • Estados Unidos Continental Airlines (767-200/767-300/767-400) se fundiu com a United Airlines
  • Estados Unidos Pan American World Airways (747-100/747-200/A310) Faliu e foi substituída pela United Airlines
  • Canadá Canadian Airlines (767-300) Incorporada a Air Canada
  • Suíça Swissair (DC-10/MD-11) Faliu e foi substituída pela Swiss International Airlines
  • Bélgica Sabena (MD-11) Cancelou a escala
  • Uruguai Pluna - (737-200/737-300/CRJ-900) Faliu
  • Brasil Webjet (737-300) Incorporada a Gol Transportes Aéreos 

Operativas

  • Cuba Cubana (Il-62) cancelou a escala
  • Dinamarca SAS - Scandinavian Airlines (767-200) Cancelou a escala
  • Rússia Aeroflot (Il-62) Cancelou a escala
  • Israel El Al Israel Airlines (777-200) Cancelou a escala
  • Líbano MEA -Middle East Airlines (747-200) Cancelou a escala
  • Japão JAL - Japan Airlines (747-200/747-300/747-400) Cancelou a escala devido a reformulação de malha e frota

Companhias aéreas e Destinos


Mapa de destinos internacionais servidos a partir de Guarulhos
Companhias Principais Destinos Terminal Check-in
Argentina Aerolíneas Argentinas (SkyTeam) Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque) 1 A
México Aeroméxico (SkyTeam) Cidade do Mexico - Cancún 3 E
Canadá Air Canada (Star Alliance) Toronto 3 F
República Popular da China Air China (Star Alliance) Pequim (via Madrid) 1 A
Espanha Air Europa (SkyTeam) Madri (Em breve) 2 D
França Air France (SkyTeam) Paris (Charles de Gaulle) 1 A
Nova Zelândia Air New Zealand (Star Alliance) Auckland (Em breve) 2 D
Itália Alitalia (SkyTeam) Roma (Fiumicino) 1 A
Estados Unidos American Airlines (Oneworld) Dallas (DFW) - Los Angeles (LAX) (Em breve) - Miami (MIA) - Nova Iorque (JFK) 2 D
Argentina Austral (SkyTeam) Buenos Aires (Aeroparque) 1 A
Colômbia Avianca (Star Alliance) Bogotá (El Dorado) 1 A
Brasil Avianca Brasil (Star Alliance) Brasilia - Chapecó - Cuiabá - Florianópolis - Fortaleza - Juazeiro do Norte - Natal - Passo Fundo - Petrolina - Porto Alegre - Recife - Rio de Janeiro (Galeão) - Salvador

Araçatuba - Araxá - Belo Horizonte (Confins) - Cuiabá - Curitiba - Ipatinga - Juiz de Fora - Londrina - Manaus - Natal - Porto Velho - Recife - Rio de Janeiro (Santos Dumont) - Rondonópolis - Salvador - Uberaba - Uberlândia
1 A
Brasil Azul/Trip 4 -
Bolívia Boliviana de Aviación Cochabamba - Santa Cruz de la Sierra (Viru Viru) 2 D
Reino Unido British Airways (Oneworld) Londres (Heathrow) 1 A
Panamá Copa Airlines (Star Alliance) Cidade do Panamá (Tocumen) 2 D
Cuba Cubana de Aviación Havana (9 de julho de 2013) 2 D
Estados Unidos Delta Air Lines (SkyTeam) Atlanta (Hartsfield-Jackson) - Nova York (JFK) - Detroit (Detroit Metropolitan) 2 C
=Emirados Árabes Unidos Emirates Dubai (Dubai Internacional) 2 D
=Emirados Árabes Unidos Etihad Airways Abu Dhabi (1 de junho de 2013) 2 D
Etiópia Ethiopian Airlines (Star Alliance) Adis Abeba (via Lomé) (1 de julho de 2013)

Brasil GOL/VARIG Aracaju - Assunção - Belém - Belo Horizonte (Confins) - Brasília - Bridgetown - Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza) - Campina Grande - Campo Grande - Caracas - Córdoba - Cuiabá - Curaçao - Curitiba - Florianópolis - Fortaleza - Foz do Iguaçu - Goiânia - Ilhéus - João Pessoa - Londrina - Macapá - Maceió - Manaus - Maringá - Montevidéu - Natal - Navegantes - Oranjestad - Orlando - Petrolina - Philipsburg - Porto Alegre - Porto Seguro - Porto Velho - Punta Cana - Recife - Rio Branco - Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont) - Santarém - Santo Domingo - Salvador - são Luis - Santa Cruz de la Sierra - Teresina - Uberlândia - Vitória

Sazonal: Nova York (JFK)Previsto:41 Cancún, Las Vegas, Los Angeles
2 C
Espanha Iberia (Oneworld) Madrid (Barajas) 1 A
Países Baixos KLM (SkyTeam) Amsterdam (Schiphol) 1 A
Coreia do Sul Korean Air (SkyTeam) Los Angeles - Seul-Incheon 1 A
Chile LAN Airlines (Oneworld) Santiago (Pudahuel) 2 D
Argentina LAN Argentina (Oneworld) Buenos Aires (Ezeiza) 2 D
Colômbia LAN Colombia (Oneworld) Bogotá (El Dorado) 2 D
Chile LAN Express (Oneworld) Santiago 2 D
Peru LAN Perú (Oneworld) Lima (Jorge Chávez) 2 D
Alemanha Lufthansa (Star Alliance) Frankfurt am Main (Rhein-Main) - Munique (Franz-Josef-Strauss) 2 D
Brasil Passaredo Araguaína - Barreiras - Brasília - Cuiabá - Franca - Goiânia - Palmas - Ribeirão Preto - Rondonópolis -São José do Rio Preto - Vitória da Conquista - Salvador - Uberlândia 2 C
Brasil Pop Brasil Linhas Aéreas Belo Horizonte - Natal - Porto Seguro 2 C
Catar Qatar Airways (Oneworld) Buenos Aires - Doha (Aeroporto Internacional de Doha) 2 D
Singapura Singapore Airlines (Star Alliance) Barcelona (El Prat) Singapura (Changi) 1 A
África do Sul South African Airways (Star Alliance) Joanesburgo (Aeroporto Internacional Oliver Tambo) 2 D
Suíça Swiss (Star Alliance) Zurique (Aeroporto de Zurique) 2 D
Angola TAAG Luanda (4 de Fevereiro) 2 C
Peru TACA Perú (Star Alliance) Lima - Quito 1 A
Brasil TAM Linhas Aéreas (Star Alliance) Aracaju - Belém - Belo Horizonte (Confins) - Brasília - Buenos Aires (Ezeiza) - Buenos Aires (Aeroparque) - Campo Grande - Caracas - Cidade do México - Cuiabá - Curitiba - Florianópolis - Frankfurt - Fortaleza - Foz do Iguaçu - Goiânia - Ilhéus - João Pessoa - Lima - Londres (Heathrow) - Londrina - Maceió - Madri - Manaus - Miami - Milão -Montevidéu - Natal - Nova Iorque - Orlando - Paris (Charles de Gaulle) - Porto Alegre - Porto Seguro - Recife - Rio de Janeiro (Galeão) - Salvador - San Carlos de Bariloche - Santiago do Chile - São Luís - Vitória 1 B
Paraguai TAM Airlines (Star Alliance) Assunção - Ciudad del Este 1 B
Brasil TAM Pantanal (Star Alliance) Belo Horizonte (Confins) - Cuiabá - Fortaleza - João Pessoa - Recife - Rio de Janeiro (Galeão) - São José do Rio Preto - Teresina e Curitiba 1 B
Equador TAME Guaiaquil - Quito

Portugal TAP Portugal (Star Alliance) Lisboa (Portela) - Porto 2 D
Turquia Turkish Airlines (Star Alliance) Buenos Aires - Istambul (Atatürk) 2 C
Estados Unidos United Airlines (Star Alliance) Chicago (O'Hare) - Washington, DC (Dulles)- Houston (Aeroporto Internacional George Bush) - Newark (Aeroporto Internacional de Newark) - Rio de Janeiro (Galeão) 1 A
Estados Unidos US Airways (Star Alliance) Charlotte (CLT) (8 de junho) 2 D
BrasilWhiteJets Campinas - Rio de Janeiro,Cancún, Punta Cana, Porto Seguro, Varadero, Maceió, Recife, Natal, Orlando Florianópolis, Belo Horizonte. charter

Acesso

Rodovia

Através da Rodovia Presidente Dutra ou a Rodovia Ayrton Senna se tem acesso a Rodovia Helio Smidt. Os moradores de Guarulhos tem acesso a rodovia do aeroporto através da Avenida Monteiro Lobato.

Ônibus


Ônibus do serviço Airport Bus Service operado pelo Consórcio Internorte.
O serviço de linhas Airport Bus Service administrado pela EMTU do estado de São Paulo é operado pelo Consórcio Internorte, oferecendo transporte por ônibus de classe executiva entre o Aeroporto de Guarulhos ao Aeroporto Internacional de Congonhas/São Paulo e o Terminal Rodoviário do Tietê, o Terminal Rodoviário da Barra Funda, o Itaim Bibi, a Praça da República, e circuito dos hotéis da Avenida Paulista e Rua Augusta. O Consórcio Internorte oferece ainda uma linha operada com ônibus urbanos com preço mais baixo (um décimo aproximadamente), que liga a estação Metrô Tatuapé (piso inferior, dos ônibus) ao aeroporto de Cumbica. É usado por funcionários das empresas que prestam serviços e têm lojas no aeroporto.

A Viação Cometa tem frequências diárias entre o aeroporto e as cidades de Campinas, Sorocaba, Santos, São Vicente e Praia Grande.

A VB Transportes e Turismo liga o aeroporto a cidade de Campinas diariamente.

A Pássaro Marron dispõe diariamente, um ônibus de 2 em 2 horas para São José dos Campos, um ônibus diário para Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira e um ônibus diário para a cidade de Cruzeiro, no fundo do Vale do Paraíba, ou seja, essas linhas interligam o aeroporto também às cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Aparecida, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, e a comunidade católica Canção Nova, atendida pelo ônibus que faz a linha para Cruzeiro. Recentemente foi criada uma linha que interliga o aeroporto a Mogi das Cruzes com seis partidas diárias. Os veículos saem pelo Terminal 2.

A Litorânea Transportes Coletivos dispõe diariamente, de ônibus interligando o aeroporto á cidades do Litoral Norte , como Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

A Viação Transdutra possui ainda uma linha que liga a cidade de Arujá direto ao aeroporto.

Trem 

O governo do Estado de São Paulo decidiu abandonar, pelo menos por enquanto, o projeto de uma ligação sobre trilhos entre o centro da capital e o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. O ex-governador Alberto Goldman (PSDB) reconheceu que não foi aberta licitação para a obra porque o projeto não atraiu o interesse do setor privado. 
Uma interligação por trilhos do aeroporto ao centro de São Paulo esteve em projeto através de uma Parceria Público-Privada proposta pela CPTM. Após a análise dos estudos e a definição das diretrizes dessa PPP, a CPTM realizaria as audiências públicas e prepararia o edital de licitação. O início da operação deveria ocorrer entre 2012 e 2014.

Táxi

A Guarucoop , uma cooperativa de taxistas do municipio de Guarulhos, tem concessão da Infraero para operar com exclusividade as faixas para táxi do aeroporto. Os serviços oferecidos são tabelados para todos os bairros de São Paulo e principais cidades do pais, conta com motoristas e recepcionistas bilíngues, atendem todos os dias da semana 24 horas e aceitam pagamentos em dinheiro (moeda local-dolar-euro) e aceita todos os cartões de crédito. A frota conta com 653 veículos, todos com quatro portas e ar-condicionado.

Incidentes e acidentes

Década de 2000
  • Em 21 de fevereiro de 2006 às 17h15, um Airbus 340-312 da TAP Portugal, registro CS-TOD, procedente de Lisboa, cumprindo o vôo 6077, em aproximação para pista 27R, pousou por engano na taxiway B (Bravo). 
  • Quando o controlador da torre percebeu que a aeronave não iria pousar na pista correta, solicitou que arremetesse, mas o piloto não seguiu a ordem. Ao ser questionado pela torre se estava ciente que tinha efetuado o pouso na taxiway, o piloto informou que tinha pousado de fato na pista 27R. 
  • Também foi perguntado por que não arremeteu quando mandado e disse primeiro que pensou que a ordem de arremeter não fosse para ele e depois tinha a certeza que estava pousando na pista 27R. Técnicos fizeram uma inspeção na taxiway e confirmaram que existiram marcas de borracha provenientes de um toque de aeronave e também um pequeno afundamento no pavimento, que não foi construído para suportar impactos de pousos.  Mesmo considerado grave, o incidente não provocou vítimas nem danos na aeronave e os passageiros nem se deram conta do ocorrido.
  • Em 14 de fevereiro de 2006 às 22h45, um Boeing 737-300 da Varig, com destino a Belo Horizonte, cumprindo o vôo 2038, teve uma das peças de seu motor desprendida minutos após a decolagem. A peça de 20 por 15 centímetros, com cerca de um quilograma, bateu na laje de uma casa em Guarulhos, quebrou o telhado e caiu na cozinha do imóvel. Após perceber o problema, o piloto retornou para o aeroporto, pousou normalmente e ninguém se feriu.
Década de 1990
  • Em 2 de março de 1996 às 23h16, um Learjet 25D, da Madrid Táxi Aéreo, registro PT-LSD, procedente de Brasília, levando a banda Mamonas Assassinas, colidiu com a Serra da Cantareira durante um procedimento de arremetida quando aproxima-se para pouso na pista 09R.
  • Em 2 de fevereiro de 1995 às 00h08, Um Boeing 737-200 da Vasp, registro PP-SMV, procedente de Fortaleza para Buenos Aires, realizou um pouso de emergência após uma pane hidráulica. A aeronave ultrapassou os limites da pista e para sua parada o piloto realizou o procedimento conhecido como cavalo de pau. Houve 7 feridos e a perda total da aeronave.
Década de 1980
  • Em 21 de março de 1989 às 11h54, um Boeing 707-349C, cargueiro da Transbrasil, registro PT-TCS, procedente de Manaus, cumprindo o vôo 801, caiu sobre a favela Jardim Ipanema, no bairro Vila Barros, em Guarulhos, quando se aproximava para pouso na pista 09R. Naquele dia, às 12 horas a pista seria fechada para manutenção, então a tripulação resolveu acelerar os procedimentos de descida para chegar antes do fechamento. 
  • Mas devido a pressa, inadvertidamente um dos tripulantes ativou os freios aerodinâmicos e a aeronave perdeu velocidade e sustentação. A tragédia aconteceu a menos de dois quilômetros do aeroporto e vitimou os três tripulantes, 22 pessoas e mais de cem feridos que estavam em terra. Foi o primeiro e pior acidente com vítimas na história do aeroporto.
  • Em 28 de janeiro de 1986 às 07h10, um Boeing 737-200 da Vasp, registro PP-SME, bate em um barranco durante a decolagem, matando um passageiro e ocasionando a perda total da aeronave.

Particularidades




Um Airbus A380 pela primeira vez no Brasil em dezembro 2007.
.
  • O primeiro pouso, no Brasil, de um Airbus A380 (maior aeronave comercial de transporte de passageiros do mundo) ocorreu em Guarulhos. A aeronave prefixo F-WWJB tocou o solo às 11h31, do dia 11 de dezembro de 2007, para um vôo de demonstração.
  • O aeroporto foi tema do documentário "Aeroporto 24/7: São Paulo" exibido em seis episódios pelo canal Discovery Channel entre 23 de novembro a 7 de dezembro de 2007. Foram seis semanas de gravação – de 1 de maio a 15 de junho de 2007 – mostrado os bastidores de funcionamento do aeroporto.
  • O aeroporto é um dos maiores empreendimentos do Brasil que não possui até hoje licença ambiental. Na época da sua construção, tal instrumento não era exigido pela legislação. A Infraero, que administra o aeroporto, ainda não cumpre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nesse documento, o órgão empreendedor precisa se comprometer a mitigar os impactos trazidos pela obra. Na área patrimonial do aeroporto houve desmatamento, que deve ser corrigido através do plantio de árvores em parques e estações ecológicas.
  • O então senador André Franco Montoro, junto com seu partido MDB, foi um opositor ferrenho ao projeto do Aeroporto Internacional de São Paulo. Organizou várias correntes tanto na cidade, como fora, numa intensa mobilização contra a construção do aeroporto, que ganhou manifestações de toda ordem, tanto em ruas como na mídia. Paradoxalmente, mas tarde, quando eleito governador do estado de São Paulo, inaugurou o aeroporto. Em 28 de novembro de 2001, mais de 2 anos após seu falecimento, uma lei federal alterou a denominação do complexo aeroportuário em sua homenagem.
  • Em 2005 houve uma tentativa de rebatizar o aeroporto com o nome de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Ayrton Senna da Silva , em homenagem ao piloto de Fórmula 1 falecido durante o GP de San Marino, em Imola, Itália. O projeto de lei número 5.345 foi rejeitado devido ao aeroporto já receber o nome de André Franco Montoro, político importante de São Paulo. Além disso, já existia a rodovia Ayrton Senna da Silva que serve de acesso ao Aeroporto.
  • Em 14 de fevereiro de 2010, o AN 225 pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo às 10:00h, a serviço da Petrobrás. Centenas de pessoas aguardavam na cabeceira da pista para dar as boas vindas ao Gigante Ucraniano que é o maior avião cargueiro do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário